The Killers, where the white boys dance



Vamos aos fatos. The Killers é uma banda que definitivamente sabe se mover no pantanoso terreno da indústria da música. Isso significa que a turma liderada pelo vocalista Brandon Flowers consegue reunir conhecimento de causa, boas canções e ainda regar a imprensa musical com mimos 'fashion'. Você pensou em 'hype'? That's right. Na sua melhor acepção.

Em três anos The Killers deixaram seus dois primeiros álbuns - Hot Fuss e Sam's Town - entre os mais vendidos e, recentemente, lançaram um interessante b-sides com o acréscimo de raridades, novas versões e alguns covers, chamado Sawdust (Island, 2007). O trabalho com 18 faixas conta com a participação de Lou Reed na canção e no vídeo 'Tranquilize' e covers como 'Romeo e Juliet', do Dire Straits e 'Shadowplay', do Joy Division.

Flowers, que foi escolhido como 'o mais bem vestido' e 'homem mais sexy', pela New Music Express em 2005, continua entretendo os magazines musicais com suas mudanças de visual - a última foi a adoção de um bigode - e declarações bem pouco modestas, além de outras polêmicas, como as que deu à NME sobre bandas EMO; "We don't wanna dislike anyone, and we've still never met Fall Out Boy, but there's a creature inside me that wants to beat all those bands to death".

Teatralidades para as massas à parte, The Killers segue sendo ao lado do Interpol uma das melhores da leva de bandas que reprocessaram com originalidade o som inglês do inicio dos anos 80, num leque que vai de Gang of Four a The Cure do primeiro momento. Que tenham aprendido a fazer tudo isso e traduzir para o mainstream é só mérito. Que embalem o produto com pitadas politicamente incorretas é mais do que bem vindo no grande circo do rock'n'roll.

Se não ficou claro, 'Sawdust' é altamente recomendável. E para quem não vê mais sentido em comprar cds pode gostar de saber que o Vertigo inglesa lançou uma edição limitada do álbum em vinil e com capa dupla.


. The Killers – Shadowplay