Clash City Rockers 4 anos | Especial

Seguindo nosso revival dos posts mais comentados da pequena historia do Clash City Rockers, segue um belo texto de Miguel Cordeiro, de 2005.

A última valsa de uma banda de carne e osso


Dylan e Robbie Robertson na tournée inglesa de 1966

por Miguel Cordeiro


O grupo canadense The Band tem uma longa trajetória. Na estrada, literalmente, desde o final dos anos 1950 se apresentando em qualquer espelunca imaginável, de bares a puteiros, pernoitando em postos de gasolina, dormindo em caminhonetes, economizando nicas para alcançar a próxima parada e como banda de apoio do cantor Ronnie Hawkins estavam sempre prontos para detonar seu repertório de rock'n'roll, country, blues e rockabilly. Nesta época eles ainda eram conhecidos como The Hawks.


Tudo mudou quando Bob Dylan decidiu eletrificar o seu som e, então, os procurou para acompanhá-lo. Excursionaram juntos em 1965/66 provocando uma revolução ao aliar a poesia caudalosa de Dylan ao selvagem rock'n'roll. Assim, chocaram platéias que iam ouvir o cantor folk com seu violão e terminavam impactadas pela massa sonora de alta voltagem de um então reinventado Dylan que, para desespero dos puristas, estava tocando guitarra elétrica e sendo acompanhado por uma banda de rock.


Neste momento o The Hawks se transforma no The Band. O nome surgiu naturalmente entre eles mesmos pois Dylan era um artista já reconhecido no cenário e as pessoas se perguntavam quem eram aqueles caras que o acompanhava, e, então, para chamá-los A Banda, The Band, foi um passo. Com uma inusitada formação de dois tecladistas, Garth Hudson e Richard Manuel; Rick Danko no baixo; Robbie Robertson na guitarra e o batera Levon Helm; todos eles multiinstrumentistas e com Danko, Manuel e Helm revezando no vocal principal.


Apesar de não serem muito citados nos manuais de rock mais populistas o The Band sempre foi cultuado entre os músicos e aficionados do gênero, não só por estarem ligados a Dylan mas também pela sua própria história. Desta parceria e colaboração mútua lançaram em 1968 discos fundamentais para consolidação do rock: Basement Tapes de Dylan com The Band de apoio e Music From Big Pink que foi a estréia fonográfica do The Band.. A informalidade, objetividade e profundidade filosófica das canções destes dois trabalhos provocaram um arrebatamento tão forte na cena musical da época a ponto de Eric Clapton desistir do Cream e fizeram tambem com que Beatles, Stones, Manfred Man entre outros deixassem de lado as experimentações e voltassem a uma sonoridade mais crua e direta. Exemplos? Beatles com o álbum branco - White Album e Rolling Stones com o Beggar's Banquet que tem como subtítulo Music From Big Brown.


A música feita pelo The Band é peculiar, sem efeitos mirabolantes porém de intensa poesia e densidade. A praia deles era o country rock, o folk, o rock'n'roll, o rhythm'n'blues. Eles punham em prática aquela máxima que diz que o revolucionário, o radical é fazer aquilo que é óbvio e simples.


Apesar de terem produzido vários discos de boa qualidade e criado clássicos eternos com The Night They Drove Old Dixie Down, Up On Cripple Creek, e terem emplacado na trilha sonora do filme Easy Rider a sua canção mais famosa, The Weight, o The Band era um grupo de altos e baixos. Humanos, de carne e osso, tiveram períodos de criatividade e entrosamento com outros nem tanto, mas sempre com dignidade e sem concessões fáceis de mercado.


Em 1973/74 voltaram ao topo, mais uma vez acompanhando Bob Dylan no seu disco de estúdioPlanet Waves (1973) e, juntos, numa posterior mega excursão que gerou o álbum duplo ao vivo Bob Dylan & The Band - Before The Flood. Multidões esgotavam antecipadamente os ingressos para assistí-los, e tanto a excursão como o album Before The Flood foram aclamados pela crítica e pelo público.


Corria o ano de 1976 e com nove discos lançados o The Band sentiu que havia chegado a hora de parar. No entanto eles não queriam uma despedida melancólica e sim um adeus em grande estilo. Para isto organizaram um show no teatro Winterland em São Francisco da California com participação de alguns amigos ilustres do calibre de Van Morrison, Joni Mitchell, Muddy Waters, Neil Young, o poeta beat Lawrence Ferlinghetti, Emmylou Harris, Dr. John, Eric Clapton, Dylan, Ron Wood e Ringo Starr. E para filmar este verdadeiro banquete musical nada mais nada menos que o diretor Martin Scorcese.


Deste evento surgiu o filme-documentário The Last Waltz (1978), a Última Valsa, e que no Brasil ganhou o título de O Último Concerto de Rock.


Quando se assiste The Last Waltz tem-se a confirmação do grande cineasta que é o Martin Scorcese e a música apresentada e que desfila ante o espectador é a atração principal. Um puta documentário, um filme arrepiante e não é à toa que é considerado por muitos como o melhor filme sobre rock'n'roll já feito.


Se quiser conferir como foi esta festa, compre ou alugue o DVD The Last Waltz - O Último Concerto de Rock e se deleite com um momento mágico e único onde o rock'n'roll é elevado à categoria de grande arte.


De lá prá cá, de vez em quando, o The Band se reúne, lança um disco, faz uma pequena excursão mas dois dos seus integrantes, Richard Manuel em 1986 e Rick Danko em 1999, morreram e já estão em outra galáxia.