The Dansettes



por Marcos Rodrigues

New York, 2005. Uma série de revivals sonoros e de estilos de todas as décadas invade as casas noturnas e as rádios da Big Apple. Alguns talentosos, outros nem tanto. Alguns resgatando o que de bom foi deixado para trás e avançando em bases mais seguras, outros se atolando na mesmice para compensar falta de criatividade.

No primeiro grupo pode-se incluir bandas que ressuscitaram os oitenta com alguma originalidade, como Interpol e Bravery. É o caso também do novo lançamento da Hammond Beat (um selo inglês, mod até não poder mais): umas garotas brancas metidas a negonas que se autodenominam The Dansettes.

Motivos para desconfiança são muitos. Até o disquinho começar a rolar no player. Uma vigorosa sonoridade lhe remete sem escalas para os anos 60 e ao cast das gravadoras Stax/Atlântico. Yeah! Um trabalho que poderia fácil ter sido gravado em Nashville, Memphis ou no legendário Fame Studios, no Alabama.

O EP abre com a doçura funky de Oh My!, que já está virando um hit subterrâneo nas net radios mais bacanas. Difícil não começar a bater os pés. Logo em seguida o vocal de Jennie Wasserman dirige, em Money Tree, as observações de uma mulher confiante que sabe como falível nós homens podemos ser.

E o disquinho fecha (sim, infelizmente só três músicas por enquanto) com I've Got a Feeling; um prazer particular na voz de Leah Fishman, retomando esse clássico do rythm'n'blues mais conhecido com Jeanette 'Baby' Washington. Ficaria bem na voz de qualquer umas das três Dansettes, diga-se de passagem.

Para não ficar na choradeira, o disco ainda vem com versões instrumentais das músicas corretamente executadas pela banda de apoio das ragazzas, que se chama The Bourbon Dinasty. É ai que o órgão Hammond e o piano elétrico entram rasgando.

Ficamos aguardando pelo trabalho completo para ver se essas meninas dão um caldo mesmo. Por enquanto fiquem com um 'tostão' do som das Dansettes, no link ai ao lado.