Ecos dos Homens-Coelho

foto Caroline Bittencourt

Ian McCulloch em São Paulo

por Yara Vasku

Agora posso ir a qualquer show em Salvador que vou achar perto e de fácil acesso. No último sábado, dia 29, sem grana e sozinha, peguei ônibus, trem e táxi para chegar ao Credicard Hall, em Santo Amaro, São Paulo. Uma vez lá, resolvi relaxar, afinal tinha chegado muito cedo, às 20h, e o show do Echo & the Bunnymen estava marcado para às 22h. É que tinha comprado o ingresso pela internet e para pega-lo, deveria chegar até 1 hora e meia mais cedo. Mas, tudo isso só serviu para que o tal destino me ajudasse a não gastar mais de R$ 60,00 de táxi para voltar, sozinha, na madrugada, para o centro.

Então com o ingresso na mão, fui fumar um cigarro e olhar o povo que chegava. Ainda poucos, mas já dando uma mostra do que viria a ser o público do show: metade formada por pessoas que curtiram a banda nos 80´s e a outra metade formada por recém saídos da adolescência. Estes, todos, vestidos de preto, casacões e botas, maquiagem estranha, reforçando a estética inicial do Echo, uma coisa meio dark, meio gótica.

"Olha a Skol gelada aí". Dei uma olhada em volta e vi, escondido atrás da grade e entre os arbustos, um único e solitário vendedor de bebidas com seu isopor. Na mesma hora sentou-se ao meu lado um dos seus compradores que logo avisou "não tá muito gelada, não, mas deve ser mais barato que lá dentro". Comprei uma e fiquei sabendo, pelo vendedor, que o movimento tava bem fraco para uma casa daquele porte. "Precisa ver quando é o Chiclete com Banana, moça, isso aqui fica cheio. Só de isopor tem mais de 50". Socorro!

Conversa vai conversa vem, descobri que meu novo amigo gaúcho tava puto por ter gastado uma grana de táxi para chegar. "Assim vou gastar mais de transporte do que no ingresso". Sugeri dividirmos o táxi na volta e, uma vez, acertado, relaxei de vez e comprei quantas cervejas tinha vontade... No nosso papo, meu novo amigo disse que tinha visto todos os outros três shows da banda no Brasil. "Tomara que eles estejam animados e toquem mais de três horas, como da última vez".

Quase na hora do show, muito mais gente tinha chegado, mas não o suficiente para encher o local. Aí, o destino me ajudou mais uma vez. Tinha comprado ingresso para a parte superior (mais barato, porém mais longe), mas na hora da entrada, nos orientaram que este espaço não seria utilizado e, assim, deveríamos trocar nossos ingressos para a pista ou cadeiras.

Peguei cadeira, mas com acesso à pista quando bem quisesse. O que fiz. Aí foi a vez de conferir de perto Ian McCulloch e banda. Ao vivo, como deve ser, mais rock´n´roll que nos discos. Ele se acabando de cantar e fumar ao mesmo tempo, os demais tocando muito e, para completar, uma iluminação muito bacana em que se alternava cores e sombras de forma bem divididas.

A banda abriu a apresentação com "Going Up", primeira faixa do disco de estréia, "Crocodiles", de 1980. Outras quatro músicas desse álbum fizeram parte do show: "All That Jazz", "Villers Terrace", "Rescue" e "Do It Clean". Na seqüência, o show foi uma teia de músicas no novo disco, "Siberia" (2005), como "Stormy Weather", "In the Margins" e "Scissors in the Sand", e de clássicos, principalmente dos anos 80. Aí, era uma sucessão de hits e de fãs enlouquecidos com "Bring on the Dancing Horses", "Lips Like Sugar", "The Disease", "Rescue", "The Killing Moon", entre outras. Além das músicas de "Siberia", do material mais recente a banda tocou apenas "Nothing Lasts Forever", de "Evergreen", disco que marcou o retorno do Echo, em 1997. O repertório também incluiu um cover de "Roadhouse Blues", dos Doors, e outro de "Walk on the Wild Side", de Lou Reed.

O grupo, que já teve diversas formações, se apresenta com integrantes de sua escalação original, McCulloch e o guitarrista Will Sergeant. Completaram a banda o baixista Peter Wilkinson, o baterista Simon Finley e o tecladista Paul Fleming.

Veja abaixo o set list:

Going Up / Show Of Strenght / Stormy Weather / Seven Seas / Bring On The Dancing Horses / The Disease / Scissors In The Sand / All That Jazz / Back Of Love / The Killing Moon / In The Margins / Never Stop / Villiers Terrace / Roadhouse Blues / Of a Life / Rescue / The Cutter.

Bis 1
Nothing Lasts Forever / Walk On The Wild Side / Lips Like Sugar

Bis 2
Do It Clean / Ocean Rain