Posts de bolso para leitores apressados

.

The Stranglers, punk rock e artes marciais.

por Miguel Cordeiro

- O termo heavy metal foi cunhado pelo escritor beat William Burroughs mas não tinha um significado musical, e a primeira canção considerada heavy metal é You really got me do grupo inglês The Kinks.

- A banda punk inglesa Sham 69 não obteve visto diplomático das autoridades americanas para se apresentar nos Estados Unidos na segunda metade da década de 70, é que eles temiam o discurso panfletário da banda e receavam que a anarquia punk se alastrasse pela América.

- O grupo hoteleiro Holliday Inn baniu para sempre, de todas as suas unidades espalhadas pelo mundo os ingleses do The Who. Eles foram proibidos de se hospedar nos hotéis da rede por conta das arruaças promovidas pelo grupo. Keith Moon era o mais bagunceiro. Jogava aparelhos de televisão pela janela, destruía quartos, andava de moto pelos corredores e teria jogado um automóvel numa piscina.

- Eric Clapton e Cat Stevens foram vistos, em dias separados, passeando tranquilamente e incógnitos na festa do Bonfim em Salvador, no verão de 1974. Já no inicio de 1968, Marianne Faithful, mulher de Mick Jagger à época, tomava banhos de mar noturnos na praia de Arembepe vestindo um longo vestido branco e os pescadores locais a chamavam de Yemanjá. Janis Joplin quando visitou a Bahia freqüentou a minúscula praia de Shangrilá, situada na encosta do Corredor da Vitória.

- Beatles e Rolling Stones eram grandes amigos mesmo em pleno clima de competição nos anos 60. Passeavam juntos pelas ruas de Londres fazendo festinhas em limusines e assim, evitavam os locais públicos e o assédio dos fãs.

- Antes do Motorhead, Lemmy Kilminster tocou com o grupo de rock progressivo/espacial Hawkwind e bem antes disso ele foi roadie de Jimy Hendrix

- O Nirvana veio ao Brasil tocar no Hollywood Rock e Kurt Cobain vivia tão chapado, tão doidão e alienado da realidade que só foi saber que o festival era patrocinado por uma marca de cigarros quando João Gordo do Ratos de Porão lhe deu a informação. Kurt teve um acesso de fúria, cuspiu na câmera da Globo e mostrou a binga. Tarde demais, tinha vacilado e caído em mais uma armadilha do sistema.

- No final dos anos 70 o cantor compositor punk Elvis Costello foi eleito o roqueiro mais feio do ano. Conhecido por suas tiradas irônicas e seu humor inglês devastador, Costello rejeitou o prêmio dizendo que o passava para qualquer um dos integrantes do Rush. (N.da R. Hoje Costello é casado com uma das mulheres mais bonitas do jazz norteamericano, Diana Krall)

- Nos anos 60 quando os Stones excursionavam pela América e paravam em Nova York, Bob Dylan sempre aparecia no hotel para jogar conversa fora, fazer uma farra e tirar um som com eles. Numa dessas Brian Jones ficou tão adrenalizado e tocando gaita com tanto fervor que seus lábios sangravam sem parar.

- Quando Jerry Garcia do Grateful Dead morreu em 1995 e a noticia começou a se espalhar, aconteceu um dos primeiros 'congestionamentos' monstro na Internet. Todo mundo estava on line comentando sobre a vida & morte de Garcia e lamentando a sua perda.

- Integrantes do The Who afirmam que o sonho de Keith Moon era ser baterista dos Beach Boys e que ele não pensaria duas vezes em largar o Who, mesmo com o grande sucesso deles, para se juntar à banda dos irmãos Wilson.

- No inicio da carreira David Bowie costumava alugar limusines em nome de integrantes dos Rolling Stones, e quando as notas fiscais eram apresentadas à banda pela gravadora os Stones negavam aquelas locações. Só depois de algum tempo foram descobrir que o trapaceiro era Mr. Bowie.

- A grande banda punk inglesa Stranglers além de ter um som forte e poderoso era temida por ter integrantes temperamentais e um baterista, Jet Black, praticante de jiu jitsu. Certa feita eles lançaram um disco e um crítico caiu pesado malhando o trabalho dos caras. Resultado: Jet Black foi atrás e com a mão pesada caiu malhando a cara do crítico que se deu ao trabalho de esculhambar o Stranglers.

- A CIA descobriu um plano audacioso elaborado por ativistas barra pesada dos anos 60, entre eles John Lennon, que planejavam despejar uma quantidade absurda de LSD no reservatório de água de Nova York.

- Entrevistado por um repórter e perguntado sobre o que achava do 'novo jazz' executado por músicos como Wynton Marsalis, o genial Miles Davis respondeu na lata: 'o que ele faz não tem nada de novo, é uma versão piorada do que eu fiz há quarenta anos atrás e ele se veste parecendo o meu pai'.

- Frank Zappa e o Velvet Underground excursionaram juntos pela Califórnia nos anos 60. Zappa sempre se apresentava numa determinada cidade três ou quatro dias antes do Velvet passar por ela, e Zappa fazia questão de anunciar com seriedade para a platéia que nos próximos dias iria tocar ali uma banda péssima, horrível chamada Velvet Underground. Pobre Zappa, para o seu azar muitos anos depois o Velvet se tornou uma das bandas mais influentes do rock.