Still in Love

.

The Stills, renovando os anos 80.


por Marcos Rodrigues

We were lovers / We were kissers / We were holders of hand / We were make-believers / Just losing time (...).

Passeios de mãos dadas nos parques da fria Montreal, mesmo que num dia ensolarado; corações partidos, desilusões, melancolia, tardes bêbadas de domingos, um certo medo do amadurecimento, 'friends getting old', 'changes are no good'. É nesse universo de entrega sentimental, terreno pantanoso onde muitos derrapam, que a voz melodiosa e a guitarra delicada de Tim Fletcher vai conduzindo a música do The Stills com segurança.

Esse quarteto canadense, que conta ainda com o baterista Dave Hamelin, o guitarrista Greg Paquet e o baixista Oliver Crowe, apareceu para o mundo no final de 2003 com um disco despretensioso e que agora, em 2005, já é absolutamente imperdível. Logic Will Break Your Heart chegou meio obscurecido na nova cena de New York, cidade onde os caras resolveram desembarcar, mas logo foram notados pelo Interpol, com quem fizeram alguns shows e de quem receberam elogios rasgados.

O som, que já andaram classificando, nas colunas online da vida, de britpop além de outros equívocos, passeia à vontade sobre o leque de referências do pós-punk e da própria vanguarda novaiorquina. Anos 80 revisitados sim, mas atualizados com propriedade. Linhas de baixo musculosas e econômicas, um baterista seguro e que sabe usar os tambores, e guitarras bêbadas de chorus e overdrives em dedilhados insistentes, simples e mágicos. Tudo isso para nos apresentar uma sequência de belas canções, hits quase instantâneos. O disco, o primeiro e único do The Stills até aqui, mais parece um 'best of' de tantos acertos.

Muito pouco conhecida por aqui, a banda estourou na Inglaterra em 2004, ficando nas listas dos mais vendidos, além de encabeçarem por semanas a parada independente inglesa. Músicas como Lola Stars and Stripes e Still In Love Song continuam levantando as pistas de dança pelo mundo e deixando em muita gente aquele sorriso de satisfação por ouvir algo que realmente vale a pena.

No momento a banda está de volta à Montreal e prepara o próximo trabalho. Tarefa nada fácil deve estar sendo conceber o sucessor desse Logic Will Break Your Heart. Pelas prévias que estão rodando pela net, a banda parece ter fôlego. I'll see you in a second / A dirty little minute / That was an hour ago / Don't censor me / So bitterly / There´s no change / The sun goes down / I'm ready for it. Aguardemos.