The (New) Year of the Diamond Dogs

.


por Yara Vasku

Fã há muito tempo de David Bowie, mas sem a paixão que poderia me impedir de reconhecer alguns hiatos em sua carreira, decidi escrever sobre um dos mais importantes discos dele: Diamond Dogs. Tudo bem que não é lançamento, mas além de fã e de ganhar este disco de presente recentemente, trata-se da edição especial comemorativa aos 30 anos do álbum, o sétimo do trabalho de Bowie. Antes deste lançamento comemorativo, que teve prensagem nacional, já foram lançados os álbuns 'The Rise And Fall of the Ziggy Stardust and the Spiders from Mars' (1972) e 'Aladdin Sane' (1973), mas somente fora do Brasil.

'Diamond Dogs '30th Anniversary 2CD Edition' é um luxo só para os fãs de Bowie. E para os que querem conhecer o seu trabalho. Vem acompanhado de um livreto de 40 páginas com fotos dele, de capas de singles, textos sobre o histórico do disco, informações de ficha técnica e dois CDs embalados numa réplica em capa dupla do álbum original. O CD 1 reúne todas as músicas do disco original e o CD 2 vem com sons extras, como o medley com '1984 / Dodo', 'Rebel Rebel' em U.S. Single Version, versão para a faixa título e muito mais.

Considerado por muitos como o disco que encerra as experimentações andróginas de Bowie e ser seu disco mais obscuro até então, 'Diamond Dogs' (1974) lançou clássicos como 'Rebel Rebel', 'Diamond Dogs', 'Sweet Thing' e '1984' (em que Bowie já demonstra antecipar a onda 'disco' que estava por vir), além de contar com outras músicas belíssimas, como 'Big Brother'. A idéia de Bowie para este disco era fazer um tipo de versão musical para '1984', livro do escritor George Orwell onde se narra um tipo de totalitarismo de esquerda. O projeto não foi adiante porque a viúva do escritor não permitiu o uso dos direitos. Mesmo assim, Bowie registrou referências diretas ao livro, como nas faixas '1984' e em 'Big Brother' (que no livro é o governante supremo). Então, por ora é só. E boa viagem com este álbum maravilhoso!